sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RUMINANDO EXTRATÉGIAS

O mundo não está ameaçado por consumir petróleo — se é que vai acabar tão cedo — e nem o petróleo é um produto tão limitado como enfatizam, apenas seu custo de exploração se tornará progressivamente maior, como aconteceu com os recursos potenciais hidroelétricos, que acabaram se tornando desinteressantes diante de exploração alternativa. Muito mais limitados são os recursos potenciais hidroelétricos, cujos últimos aproveitáveis se encontram nos países pobres da América latina, África e Ásia, assim mesmo em quantidade reduzida (700 GW).
Existe uma estratégia diferente de escapar dessa dependência incômoda sem gastar todos os recursos da natureza e ao mesmo tempo produzir energia barata? Será possível um tratamento mais leve (soft), para todos os recursos naturais: hidroelétricas da Amazônia e exploração de petróleo, de maneira semelhante ao se que faz na Amazônia para o manejo sustentável dos recursos naturais da floresta?
Acreditamos que sim e é altamente desejável um tratamento dos reservatórios, distinto da estratégia utilizada naqueles do resto sistema elétrico brasileiro. No que respeita ao petróleo — cuja exploração demandará tempo apreciável — constitui uma oportunidade para rever a estratégia para contemplar a complementação térmica através de termoelétricas a gás ou a álcool.
Mas antes vejamos porque chegamos a esta situação. O melhor a fazer para o momento é aprender o modo mais eficiente de usar os recursos limitados da natureza, respeitando os princípios fundamentais.
No seu trabalho premiado “Energia para o Desenvolvimento”, o professor José Goldemberg mostra a existência de enorme potencial economizador pela mais eficiente utilização no Uso-final da energia disponível e na escolha de alternativas promissoras e seus vetores energéticos mais adequados, segundo esses princípios. Custa a crer que a maior fonte disponível consiste na economia de energia gasta erroneamente e de forma predatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diferentes visões:

Lago de Furnas

Lago de Furnas
Pesqueiro do Areado