sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PESPECTIVAS BRASILEIRAS PROMISSORAS

HUGO SIQUERA
Atualmente, a maior pressão sobre recursos escassos ocorre pelo transporte excessivo de matéria prima, enquanto as maiores pressões sobre meio ambiente decorre da utilização de fontes ineficientes de energia para produzir bens de maior valor agregado. É claro que cada país vai procurar agregar valor de acordo com suas peculiaridades: aqueles que têm mão de obra barata procurarão atividades em que este recurso possa ser agregado (China, Índia); países com recursos naturais vão agregar valor em produtos que os utilizem; Países industrializados irão desenvolver tecnologia necessária a todos que dela necessitarem. A tendência natural preconizada por McLuhan é no sentido da fusão em mega-empresas transnacionais e a especialização de cada país nas suas aptidões peculiares. A globalização não é nenhuma novidade e não ocorre simultaneamente em todos os países. Já ocorreu no passado da indústria de bens intermediários (automotiva) e encontrou sua expressão maior nos dias atuais com a produção de bens tecnológicos. Está demorando, mas certamente vão ocorrer mudanças no setor primário, que constitui o foco das maiores pressões sobre recursos e natureza. O transporte excessivo de matéria prima e a produção de bens por meios ineficientes não é globalmente desejável para o mundo como um todo e a opinião publica mundial vai exercer pressão sobre aqueles países que adotem essas práticas. Aqueles que estiverem mais bem preparados serão os mais bens sucedidos, sem dúvida alguma.
Exemplos de práticas inadequadas:
• Produtos siderúrgicos e semi-acabados eletro intensivos em países que não dispõem de fontes adequadas (China, Índia, Bulgária, Estados Unidos).
• Carros elétricos em países que não dispõem de energia elétrica para acioná-los.
• “Revolução verde” em países que não tenham terras, condições climáticas e energia suficiente para patrociná-la (países industrializados).
• Agregação de valor em países que não dispõem de terra suficiente para criação de gado.

O país pode contar com enorme quantidade de energia de origem hidroelétrica para a produção de elementos estratégicos de grande valor econômico (Alumínio, estanho, hidrogênio, lítio), o que constitui um diferencial importante em relação aos países que precisam recorrer à energia proveniente de térmicas. O Brasil é um dos últimos detentores de potenciais hidráulicos e o que mais ganhou experiência na exploração de energia hidroelétrica na segunda metade do século passado.
A eletrólise é uma das formas mais freqüentes de uso da energia elétrica, que permite o seu armazenamento na forma dos produtos por ela produzidos, especialmente aquela de origem hidráulica. O Lítio, por exemplo, é o elemento essencial para fabricação de baterias leves, cuja tecnologia já é utilizada em celulares e notebooks. O hidrogênio pode ser utilizado em células de combustível. Ambos são obtidos por meio da eletrólise e servem como fontes para acionamento de veículos elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diferentes visões:

Lago de Furnas

Lago de Furnas
Pesqueiro do Areado