quinta-feira, 17 de junho de 2010

CARROS ELÉTRICOS?

VANTAGENS ECONÔMICAS do carro elétrico:
Nos aspectos técnico-econômicos o conjunto bateria/motor elétrico é melhor do que o motor a combustão interna: Custo, consumo, robustez, versatilidade, etc.
— Apesar dos avanços tecnológicos, a concepção de mais de cem anos do motor a combustão interna requer — alem da lubrificação interna — câmbio para tornar o rendimento melhor em altas velocidades, alem do radiador para dissipar calor em baixas velocidades, o que torna o custo de capital muito maior.
— O motor elétrico de corrente contínua já é especialmente projetado para ter alto conjugado de partida em baixas rotações de forma a ter potência constante, independente do trajeto. Nos aclives acentuados dispensa radiadores de refrigeração e nas descidas o freio eletromagnético permite a recuperação da energia potencial do veículo, devolvendo carga ao conjunto de baterias.
— O motor a combustão envolve atenção contínua para o abastecimento de combustível, água do radiador e troca periódica de óleo, praticamente inexistente no motor elétrico de custo muito inferior. Entretanto, pode ser compensada com a incômoda carga diária da bateria do carro elétrico.
—Em relação ao veículo 100 % elétrico o motor a explosão requer uma série de dispositivos, tais como embreagem, câmbio, radiador e diferencial, dínamo e motor de arranque que tornam o custo de combustível e de capital mais elevado..
— Alem da economia de combustível a recarga da bateria ocorre fora dos picos de demanda ou durante a noite — ocasião em que, ordinariamente, as hidroelétricas estão paradas, possivelmente vertendo água — o que torna o custo da geração praticamente nulo. A energia elétrica armazenada em baterias para diversos usos não é nada desprezível, se considerarmos a grande quantidade de veículos no futuro.

CADEIA DE CONVERSÃO

Em termos de eficiência da cadeia de conversão energética, o veículo elétrico possui grande vantagem quando computados os rendimentos nos processos (Ildo Sauer, folha de 6/6):
— Economia de energia devido ao processo termodinâmico da transformação (2º princípio), muito mais eficiente na cadeia de conversão bateria/motor elétrico (75 %) do que no motor de combustão interna (25 %). Para produzir a mesma energia mecânica no eixo o motor a explosão consome cerca de três vezes mais energia do que o motor elétrico.

Mas a eficiência energética por si só não basta porque a transformação bateria/motor elétrico é apenas parte do processo que tem a energia elétrica como insumo. O que realmente conta é a eficiência econômica de todo o processo em termos de R$/Kwhora produzido no eixo do veículo.
Hugo de cabo Verde
PS: Projetei um grupo gerador de reserva para um hospital e fiz a seguinte recomendação: “ligar o gerador a diesel e deixar a Cemig na reserva”. Sai muito mais em conta. Empresas na informalidade ganhariam com geradores próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diferentes visões:

Lago de Furnas

Lago de Furnas
Pesqueiro do Areado