NOTAS CURIOSAS
O motor de carros se comporta, termodinamicamente como miniusinas térmicas ambulantes, autônomas como a velhas locomotivas a lenha, que carrega seu próprio combustível e transforma diretamente a energia contida no combustível em energia mecânica de acionamento do veículo. Daí seu prestígio pela autonomia e potência para atender solicitações inesperadas de demanda. São ineficientes pelo processo, mas muito eficientes pelo “regime de velocidade”, acompanhando as inovações de modernas técnicas de fabricação (6000 RPM).
PS: Você toma um banho de ½ hora num chuveiro de 6000 Watts consumindo 3 Kwhora e paga uma conta de 0.45 x 3 ou 1.35 R$/banho.
Se o chuveiro fosse a gás (gasolina) pagaria 0.21 x 3 ou 0.63 R$/banho
Nota: um aparelho de chuveiro a gás custa 1/5 do mesmo chuveiro a aquecedor solar. Foi o mito da hidroeletricidade barata que perpetuou o uso dos anacrônicos chuveiros elétricos. Qual a razão de tanto encargo sobre energia que é fundamental para produção de bens básicos?
PS: Projetei um grupo gerador de reserva para um hospital e fiz a seguinte recomendação: “ligar o gerador a diesel e deixar a Cemig na reserva”. Sai muito mais em conta. Empresas na informalidade ganhariam com geradores próprios.
Ferrogrão na Amazônia: estudos atualizados pela EDLP, Ministério dos
Transportes e Infra S.A.
-
Imagem: Outras Palavras
*Ferrogrão na Amazônia: estudos atualizados pela EDLP, Ministério dos
Transportes e Infra S.A.*
*Telma Monteiro, para o Corr...
Há 8 meses
Pupi:
ResponderExcluirgostou do 2º PS, sobre o grupo gerador do hospital?´T´funcionando que é uma beleza.